domingo, 16 de outubro de 2011

Mato Grande e Grande Natal deflagram processo de Conferências Territoriais/Regionais de Juventude!

O pontapé inicial do processo de Conferência Territorial/Regional de Juventude se deu junto aos territórios/regiões do Mato Grande e Grande Natal, que se aliaram para mobilizar as juventudes dos territórios e realizar a Conferência em João Câmara, na última quinta-feira, dia 13 de outubro, no IFRN.

Cerca de 110 jovens participaram desse momento (foto abaixo), vindos dos mais diversos jovens da região. O processo de inscrição se deu através dos gestores do núcleo diretivo dos Territórios da Cidadania (política organizativa com o apoio do governo federal) e com apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STTRs e os Sindicatos dos  Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar - SINTRAFs



A abertura contou com a participação da Subsecretaria Estadual de Juventude, representante do poder público municipal de João Câmara, representante dos Territórios do Mato Grande e Grande Natal e representante da sociedade civil que compõe a Comissão Organizadora Estadual da Conferência.

A apresentação do grupo juvenil de dança SK8 levou muito animação para a galera. E após leitura da programação e do Regimento Interno, o Jocelino Dantas, Coordenador de Juventude da CUT-RN, contribuiu na mesa “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, trazendo o tema da conferência para a plenária e promovendo um grande bate-papo.



Ainda pela manhã, os 5 grupos de trabalho (foto acima) foram organizados a partir dos 5 eixos temáticos, tendo o intervalo para o almoço e voltando para as discussões na tarde. Os jovens que se interessavam a se candidatarem a à Conferência Estadual de Juventude preencheram uma lista de candidatura ainda no grupo de trabalho, durante o debate. A plenária formada por volta das 16h apresentou o produto de cada grupo, que seguindo a metodologia vinham organizados em pelo menos 1 desafio e 3 soluções. A partir das apresentações os destaques, contribuições, complementações, sugestões de exclusões ou inserções, se deram e a sistematização finalizada.

A partir daí, foram eleitos os 20% do número de participantes da conferência como delegados a Conferência Estadual de Juventude, prevista para acontecer dias 27, 28 e 29 de outubro em Natal. Após um processo simples de apresentação e referendo 24 jovens foram eleitos para participarem da etapa estadual (foto abaixo), sendo que 2 destes são jovens mulheres indígenas, que são delegadas natas à Conferência, como modo de garantir a representação dos povos tradicionais.



O encerramento se deu com a apresentação de um poema sobre o dia, feito por um dos jovens presentes em João Câmara. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário